Taubaté: Operação Inverno 2022 atende pessoas em situação de rua até o final de agosto

Objetivo é atuar para que cidadãos em situação de rua aceitem ser acolhidas no Abrigo Municipal

Taubaté: Operação Inverno 2022 atende pessoas em situação de rua até o final de agosto
Crédito: Divulgação/PMT

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), de Taubaté, atua no atendimento  às pessoas em situação de rua durante esse período em que as temperaturas estão mais baixas. É a “Operação Inverno 2022”, uma ação que se estenderá até o dia 31 de agosto

A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de sensibilização às pessoas que estão em situação de rua para que aceitem ser acolhidas no Abrigo Municipal. O local oferece serviços de pernoite, alimentação, higiene, guarda dos pertences e atendimento social.

De acordo com a SEDIS, a operação é um trabalho articulado entre o Centro de Referência Especializado (Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Abrigo Municipal. A ação também conta com o apoio das Secretarias de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM) e de Saúde, por meio das equipes do “Consultório na rua”.

A abordagem social desenvolve um trabalho planejado de aproximação e construção de vínculos de confiança com as pessoas em situação de risco pessoal e social. A ação busca prevenir situações de risco e proporcionar um acolhimento humanizado, além de garantir os direitos das pessoas em situação de rua.

As equipes estão realizando as abordagens e os atendimentos sociais diariamente, das 8h às 24h. Os serviços de abordagem social podem ser solicitados através dos telefones:

SEAS das 8h às 20h: (12) 99684-8596-

Abrigo Institucional das 20h às 24h: (12) 3621-6026

É importante ressaltar que as pessoas têm direito de não aceitar atendimento social e/ou de saúde. Nos casos em que a pessoa aceite ajuda, a equipe faz a “escuta”, verifica as condições de saúde e se a mesma estiver em condições de acolhimento, ela é levada para o abrigo municipal e no dia seguinte passa por um atendimento psicossocial para fazer o atendimento.