Volkswagen anuncia carro substituto do Gol em Taubaté e novo ciclo de compactos

Montadora vai renovar portfólio a partir da implantação da plataforma MQB

Volkswagen anuncia carro substituto do Gol em Taubaté e novo ciclo de compactos
Linha de montagem da Volkswagen/Taubaté (Crédito: Lucas Lacaz Ruiz/ A13)

Da Redação A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (5) investimentos de R$ 7 bilhões para suas plantas instaladas na América Latina. No Vale do Paraíba, a fábrica instalada em Taubaté produzirá o modelo Polo Track, que substituirá o Gol. O anúncio ocorreu durante evento transmitido pela internet.

A cidade valeparaibana será a primeira a receber aporte. De acordo com a companhia, uma nova família de veículos compactos será lançada a partir de 2023, voltada para o segmento de entrada (de preço mais acessível).  

A nova família de carros da multinacional alemã será baseada na Estratégia Modular MQB (Modular Transverse Matrix), tecnologia que representa economia de custos no desenvolvimento de automóveis.
Com essa plataforma, a partir de uma matriz única, é possível a produção de novos modelos.

Na prática, a montadora produzirá qualquer veículo do seu portfólio e novos modelos sobre uma mesma base. Esse processo produtivo sequencial garante redução do tempo de produção, flexibilidade e economia, além de colocar no mercado carros de modelos diferentes construídos graças a uma estrutura padronizada.

A empresa não revelou o montade a ser investido na fábrica de Taubaté.